Iluminação é um dos elementos mais subestimados no aquarismo - inclusive por mim. Eu sempre atribuí às luminárias uma relação direta com a saúde das plantas e confesso que por muito tempo não dei a devida importância. Mesmo quando a intenção era montar um plantado ainda que de baixa/média demanda.
Já falei em alguns episódios (e com certeza aqui na newsletter) que quase todo projeto de aquário que eu planejo eu levo em consideração que ele vai ter plantas. Isso desde os anos 80, plena adolescência. Nesse tempo fui mudando a iluminação conforme achava necessário (incandescente, fluorescente T8, compacta PL, LED branco, LED RGB, …) mas confesso que nunca tive muita segurança se estava fazendo a coisa certa. Em dado momento eu tive contato com a famosa regra do “watt por litro” e fiquei agarrado nela por muitos anos. O entendimento sobre a iluminação nos plantados também foi evoluindo, e assim tive contato com os lumens em meados dos anos 00, no saudoso fórum Aqua Hobby. Depois li a respeito da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) no fórum Aquarimo Online, embora fosse bem difícil saber quanto de PAR as luminárias aqui disponíveis entregavam.
Corta pra 2023: em algum momento naquele ano, eu desencanei da questão plantas no meu aquário principal e assumi que o foco era ser um aquário de acarás disco. Continuo com plantas, mas de baixa demanda e preferencialmente fixas na decoração (epífitas). Ato contínuo, resolvo vender a Chihiros RGB (modelo A601 plus) que eu tinha (um quebra-galho, já que ele era de um aquário menor que eu doei, e já não dava muito conta do atual) e coloquei uma dessas mais em conta compradas no mercadolivre. Em pouco mais de 1 ano ela parou de funcionar, aí fui pra uma Chihiros mais básica, com LEDs brancos. Para os peixes, estava tudo bem. Mesmo sem focar plantas, a iluminação influencia o comportamento dos peixes, ajuda na regulação de seus ciclos biológicos e proporciona um ambiente mais próximo da natureza. Só que eu vinha tendo embates com algas petecas, e já venho há algum tempo baseando meu combate às algas em fazer o possível para que as plantas (ainda que poucas e de crescimento lento) ganhem a disputa por nutrientes. As plantas mais próximas ao substrato tinham clara dificuldade de se desenvolver. Levantei a hipótese da minha luminária não estar entregando PAR suficiente para elas e pimba! É uma boa luminária de entrada, mas não para um aquário com 50cm de altura. Junto a isso, uma questão estética: a antiga RGB de 60cm que estava de quebra-galho realçava muito mais a cor dos peixes, mesmo criando áreas de sombra por não ser comprida o suficiente. Eu costumo tomar “decisões de investimento” para o meu aquário em questões mais técnicas, focando o bom funcionamento do aquário, mas aqui eu me rendi a estética. Meu aquário é um elemento decorativo da minha casa, fica na minha sala, e os discos com cores brilhantes dão aquele efeito “uau” no ambiente, especialmente no início da noite (eu desligo as luzes entre 19h e 20h). Pronto, lá fui eu trocar de luminária.
Depois de muita pesquisa, conheci as luminárias da Week Aqua, marca chinesa com excelentes luminárias, concorrentes da Chihiros, mas com uma oferta mais variada de produtos - por um preço às vezes mais em conta. Mesmo mais em conta, é uma decisão difícil investir uma grana numa luminária dessas, tendo tantas opções genéricas custando 1/3 do preço. Mas lendo material mais detalhado de aquários plantados me convenci de que luminária (tal qual filtro) é uma das poucas coisas que não vale a pena economizar numa montagem. Passadas 3 semanas, chegou o brinquedinho novo. Resultado? Vejam por vocês:
Cheguei a gravar um vídeo mostrando o processo de troca, em breve vou editar e postar no YouTube
Meu plano original para esta 1a semana de agosto era retomar as postagens com um episódio, mas eu não consegui tempo hábil para gravar. Se tudo der certo, pinga nos feeds de vocês na semana que vem.
Durante as férias, tive a ideia de fazer algumas sessões de perguntas e respostas. Vou aqui estruturar a melhor forma de colher esse material, mas muito provavelmente será pelos stories do instagram. Quando rolar eu aviso a vocês. Grande abraço a todos e até semana que vem.