Quase sempre que eu começo meus textos eu parto de quando eu comecei no aquarismo. No caso aqui, isso não se aplica. Meu ponto é o que um(a) novo(a) hobbysta encontra de informação hoje, ano de 2025, século XXI. Vou aqui me basear em alguns relatos de gente que veio tirar dúvidas comigo, óbvio que não sou dono da verdade: a pessoa monta o aquário, e pede informação na loja onde compra tudo. Em geral as grandes lojas não tem gente treinada pra passar todas as informações necessárias - mas até aí na minha época de início também não tinha. Mas mesmo que ele vá na melhor loja possível, é muita informação para você absorver de uma tacada só.
O(a) novo(a) hobbysta chega em casa, separa tudo. Aquele alvoroço, crianças ansiosas, expectativa. Aí por mais esclarecida que seja a pessoa, aqui vai rolar uma busca na web. Na internet hoje você acha muita coisa em forma de passo a passo, ou de X dicas simples, e uma vez ou outra alguém querendo vender curso de aquarismo - e tudo bem, faz parte. Depois que você sai do zero, acaba elegendo uns 2 ou 3 canais de vídeos que “te entendem” e te fazem chegar na próxima fase. Até aqui vai tudo bem. Mas quando você começa a consumir mais material, percebe que a internet tem conteúdo demais de X dicas simples, Y top peixes para seu aquário, e análises de produtos. E foi isso que me fez consumir muita coisa de canais gringos.
A ideia do meu amigo Thiago de me incentivar a fazer um podcast vinha muito disso aí: ele montando aquários para a família precisava desvendar algumas coisas que aconteciam, mas os vídeos que ele achava em geral eram unboxing de produtos e reacts de aquários de outras pessoas. Eu nem achava que tinha estofo pra tirar as dúvidas das pessoas, mas de fato felizmente consegui para algumas pessoas. Sensação de dever cumprido ó, lá em cima!
Nesses quase 4 anos criando conteúdo para essa missão, uma das minhas ideias era criar um forum de internet, dividido por assuntos, que fosse de fácil acesso e que promovesse troca de conhecimento com um grupo crescente de aquaristas. Aqui no Brasil inclusive já teve isso (Aqua Hobby - A era de aquários era meu preferido), e foi minha principal fonte de conhecimento para me atualizar entre 2005 e 2017, onde eu oscilei um bocado no hobby. No entanto, eu converso com as pessoas aqui e ali e acho que seria bem difícil garantir adesão pra manter o troço funcionando. O meio de acesso principal da maioria é o celular, e acaba sendo mais fácil perguntar em meia dúzia de grupos de whatsapp ou então ficar pulando de vídeo em vídeo no Youtube, no Instagram e também no TikTok. Lá fora faço parte de bons fórums de discussão (como o Planted Tank), mas não parece ser o perfil do internauta brasileiro
Mas nesse mundo de vídeos diversos de produtos e de “10 mais…”, confesso que ainda tinha vontade de fazer um tipo de vídeo que tem muitos adeptos lá fora: os de montagem de um aquário novo. Seja para fins de aquapaisagismo (como os do George Farmer e os do pessoal do Green Aqua), seja focando um pouco mais nos peixes (como faz o MD Fish Tanks). Me falta tempo, espaço e dinheiro, mas sonhar ainda é de graça.
Enfim aconteceu o que eu mais temia nesses praticamente 4 anos fazendo podcast: segui falando sem texto pré escrito, só seguindo vagamente os tópicos de pauta que eu pesquisei antes e… falei bobagem.
Quando estava tentando explicar a fecundação de ovovivíparos, eu disse que “o macho usa o gonopódio para colocar esperma no ânus da fêmea”. Fez muita falta escrever ‘poro urogenital’ na minha pauta, pra evitar esse mico… E mais adiante, queria fazer referência ao quanto que a taxonomia dos peixes mudou ao longo dos anos que estou no hobby (algo que eu falo de vez em quando, especialmente naqueles episódios focados em espécies), e acabei falando taxidermia. Pronto, empalhei todos eles…
Isso significa que os próximos episódios serão todos detalhados e eu vou ler tudo? Não, isso nunca. Mas vou tomar mais cuidado. Semana que vem pinga o episódio falando de substratos, vou até ouvir de novo pra não passar nada. No mais, mil desculpas pelas derrapadas, e até semana que vem!