Como alguns (felizmente poucos) perceberam, semana passada ficamos sem newsletter. Confesso que fiquei realmente tenso com isso. Não que vá fazer muita falta: a ideia da newsletter ano passado é trazer conteúdos de aquarismo que não cabem em um episódio, ou até fazer complementos e erratas de episódios. Acabou que virou um quase-blog quinzenal com experiências minhas no aquarismo, algumas boas conversas que a gente tem no grupo de whatsapp e de vez em quando algumas dicas de produtos, serviços, marcas ou fornecedores. O que pega pra mim é sair do compromisso que eu assumi com vocês, que se inscreveram para receber esses conteúdos semanalmente por email (podcast em uma semana, news na semana seguinte, e por aí vai). Mas como diria Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas… (para quem não pegou a referência, foi essa esquete aqui).
Eu já estava prevendo que meu tempo ficaria mais escasso este ano a partir do segundo semestre, por conta de umas mudanças no meu trabalho (leia-se o que paga os boletos), mas na verdade a coisa está escalando mais rápido do que eu previa. Conversando com o Juliano (ouvinte do podcast e que troca ideia com a gente no whatsapp), ele me lembrou de algo que eu mesmo disse: aquarismo não é para ser um fardo, senão o hobby vira obrigação e deixa de ser prazeroso. E no caso, tocar esse projeto é também meu hobby - e uma forma de devolver a comunidade do aquarismo tudo que eu venho aprendendo nas últimas décadas. Em tempo: até meu manejo com os aquários lá em casa tem sofrido com essa minha falta de tempo, e isso me fez fazer umas mudanças que devo comentar numa próxima ocasião.
Se isso começa a ser tornar pesado, é hora de rever - pra ficar bom pra todo mundo. E com isso, deixo aqui meu pedido de desculpas mas já avisando que não serei mais capaz de manter o compromisso de soltar 1 episódio a cada 15 dias. Nesse momento, melhor dar um passo atrás mas seguir andando. Sendo assim, dou um aviso e um conselho: a partir dessa semana, gravarei os episódios dentro do que for possível - ou seja, o próximo deve sair semana que vem se tudo der certo (mas se der errado, fica pra outra semana). Mas não pretendo deixar vocês no vácuo, se o episódio atrasar, solto mais algum texto por aqui, e assim vamos seguindo. O conselho: não deixe que o hobby atrapalhe os outros aspectos da sua vida. Se for preciso dar um tempo, dê. Mas se puder voltar depois, estamos por aqui.